O mercado de trabalho para o internacionalista – uma atividade para diversas profissões

No dia 8 de outubro, a oficina sobre “O mercado de trabalho para o internacionalista – uma atividade para diversas profissões” teve a participação de Bruno Fillipo, comentarista da rádio Bandnews FM, e Elizeu Santiago, atuante nas áreas pensamento internacional e política externa brasileira, pensamento político brasileiro e negociações internacionais, que compartilharam suas experiências profissionais e algumas dicas para uma possível carreira internacional.

Elizeu Santiago, doutor em ciência política pelo Instituto de Estudos Sociais e Políticos da UERJ e mestre em Relações Internacionais pela PUC, levantou a pergunta que deixa uma certa insegurança: “Como começar?”. Para quem se interessa, a primeira medida é pensar em uma pós que internacionalize sua graduação.

Muitos acreditam que a comunicação social é uma área nacionalista. Mas Eliseu Santiago e Bruno Fillipo mostraram diversas oportunidades no âmbito internacional. O perfil desse profissional é a abertura para conhecimento de novas culturas e adaptar-se a novas experiências o todo tempo. Uma das funções descritas por Santiago foi o papel do Relações Públicas dentro dessas organizações, é a análise de um investidor e como ele poderá investir no Brasil, cuidando e analisando o contexto da empresa com o social, econômico brasileiro. Os palestrantes citaram a ONU que emprega aproximadamente 165 comunicadores brasileiros, ou seja, é um mercado vasto de oportunidades como carreiras de Estado, comércio exterior, consulados, embaixadas, a ABIN e a prefeitura do Rio de Janeiro (turismo internacional), como exemplos.

Com intuito de especializar comunicadores, a partir de janeiro de 2019, a FACHA irá oferecer cursos de pós-graduação: Especialização em Diplomacia Corporativa e em Política Internacional, pensando nesse novo nicho de mercado.

(Camila Vieira e Maria Luiza Vignoli)

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *