Content Marketing: uma estratégia efetiva para grandes, médias e pequenas empresas

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No último dia 18, a Câmara de Comércio Americana, AmCham Rio, realizou um evento com o tema “Content Marketing”, no qual a FACHA foi uma das apoiadoras.

O evento contou com as palestras de Alex Moraes (diretor de marketing do portal MarketingDigital.com.br), Rudi Ribeiro (especialista em Inbound marketing da Hubspot). E com a moderação do Daniel Fernandes (head of digital da Casa da Criação). Além disso, o encontro foi marcado pela realização de uma dinâmica com o Diego Gomes (co-fundador da Rock Content). Quem também esteve presente, foi o chair person do comitê de marketing e diretor da AmCham Rio, Noel De Simone.

A Bia, do Escritório de Relações Públicas foi conferir e conta pra vocês como foi:

Os palestrantes abordaram temas relacionados ao avanço da tecnologia, Inbound Marketing, técnicas para a elaboração de conteúdo voltado para o cliente ideal de sua empresa, dentre outros. Além dos consumidores serem bombardeados com ofertas e se interessarem por determinado produto através de uma propaganda tradicional, eles agora têm o poder de busca, então ele toma a iniciativa de procurar online o produto que está interessado.

“O inbound marketing foi criado com a intenção de começar a alcançar o público desde o primeiro momento em que ele começa a pesquisar na internet sobre um assunto até ele se tornar um cliente da sua empresa, e, satisfeito, virar um promotor”, explicou Rudi Ribeiro Jr., dos Estados Unidos, via Skype.

Dentro do marketing de conteúdo, saber agregar valor é o essencial. E a qualidade do conteúdo faz a diferença na hora de criar boas experiências no site, blog e portal da empresa. Dentre as técnicas utilizadas na elaboração de conteúdo voltado para o cliente, está a criação das chamadas personas, que são pessoas fictícias, com estilo de vida e características determinados a partir de um levantamento de informações do público alvo.

“A criação de personas e o entendimento da jornada do cliente são coisas essências para o marketing de conteúdo. O ideal é entender os principais desafios do cliente, quais são suas dificuldades e aspirações inclusive numa dimensão pessoal. Tudo isso para, no fim do dia, saber como posso ajudar esse cara em cada etapa do processo de compra”, explicou Gomes.

O marketing digital engloba tudo isso em estratégias específicas para cada empresa e principalmente para cada público. É essencial saber reconhecer com quem está se falando e qual canal vamos utilizar (Snapchat, Twitter, e-mail marketing).

Por fim, entendemos que conteúdo é tudo. Assuntos relevantes e interessantes, as chances de visualização orgânica aumenta e com isso agrega valor à marca.

 

 

 

Fotografia e apoio de conteúdo: http://www.amchamrio.com.br

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