Arquivos mensais: setembro 2015

26 de setembro – Dia Internacional do Relações Públicas

Você sabia que a profissão de Relações Públicas é comemorada duas vezes aqui no Brasil? Um é o já tão conhecido Dia Nacional do Relações Públicas, no dia 2 de dezembro, e o Dia Internacional do Relações Públicas, comemorado dia 26 de setembro.

O que faz o profissional de RP? Gerencia o relacionamento da empresa com os seus públicos estratégicos e organiza os processos de comunicação. Com isso, facilita o diálogo da empresa com seus públicas, o que é fundamental para a marca, um produto, um serviço.

Fique por dentro de algumas áreas de atuação:

– Planejamento e produção de eventos;

– Comunicação Interna;

– Gestão de Relacionamento com o cliente (mídias sociais, SAC, Ouvidoria);

– Gestão de crises;

– Assessoria de Comunicação;

– Pesquisa de opinião e mercado;

– Gestão da reputação organizacional;

– Relações Governamentais, etc.

O mascote das Relações Públicas é o Golfinho, um animal com grande capacidade de comunicação e estratégia, além de ser lindo né?

+ Que RP

Isabela Asisa é estudante de Relações Públicas na FACHA e conta um pouco sobre seu amor pelo curso e pela sua paixão por fotografia.

  1. Por que você escolheu o curso de Relações Públicas? Teve alguma relação com o seu amor por fotografia?
    Escolhi Relações Públicas porque tem tudo a ver com a minha personalidade e, não é a toa que estou amando essa escolha. Não, não teve relação com o meu amor por fotografia.
  2. O que você aprendeu no curso de Relações Públicas que foi essencial para a sua vida pessoal?
    Muitas coisas que aprendo em sala de aula aplico na minha vida pessoal e profissional, como: Planejar, organizar, saber lidar com situações ruins (crises) e com pessoas. Enfim, RP é vida.
  3. Já falaram para você que é difícil a carreira de RP? O que você responderia para essas pessoas?
    Não, nunca falaram. Muitas pessoas não conhecem Relações Públicas e os que conhecem, acham uma profissão próspera.
  4. Na sua página de fotografia você diz que enxerga o mundo diferente e que agora tem uma resposta para o que te incomodava. Você acha que o curso de Relações Públicas ajudou você de alguma forma a encontrar essa resposta?
    Sim, assim como a fotografia, o curso de RP me ajudou a encontrar respostas para outros pontos de minha vida. Posso dizer que, Relações Públicas e a fotografia ajudaram a me encontrar e saber para onde ir.
  5. O que despertou você para a fotografia?
    Meu pai é um apaixonado por fotografia. Apesar de não termos muito contato, creio que, herdei esse amor dele. Amo fotografar desde pequena, sempre gostei de registrar TODOS os momentos e detalhes. Para mim, as lembranças são essenciais para um futuro feliz.

Inauguração da Sala do Professor Hélio Alonso

homen_proffacha2

   

     No dia 08/09, foi inaugurada a Sala Professor Hélio Alonso, no principal espaço da Biblioteca da FACHA. O evento contou com o Coral da instituição, de amigos de toda a família Alonso e de figuras ilustres no cenário do Rio de Janeiro.

    Uma singela, porém importante homenagem feita ao grande e querido mestre que nos deixou este ano. Do Professor Hélio, muito astuto e visionário, não há como lembrá-lo sem exaltá-lo. Sua obstinação, em busca dos melhores resultados possíveis é digna de honra. Eternizado na alma da FACHA, e nas instituições corporativas, seu legado nos foi deixado e cabe a nós seguirmos em frente com o plano.

    A ética, o respeito e a perseverança, são três peças chaves que o Professor Hélio levou consigo, ao longo da vida, para construir algo muito maior que a FACHA em si como instituição, a sua essência! Será lembrado por muitos, que honrarão sempre o nome desta instituição, lutarão em prol da educação, da moral e da ética, sem deixar esvair-se. Somos os novos pilares da FACHA, a nova geração, de uma família construída ao longo de seus 44 anos de história.