Arquivos da categoria: RP em Alta

Clara Cadena, aluna de Relações Públicas da FACHA, conquista 2º lugar do Prêmio Universitário Aberje

No dia 09 de novembro de 2018, a equipe formada por Clara Ribas Cadena, graduada em publicidade e propaganda e aluna do curso de relações públicas da FACHA, Gabrielle Siqueira e Carolina Ernst, respectivamente alunas de Jornalismo da FACHA e da PUC-Rio, conquistaram o 2º lugar no Prêmio Universitário Aberje (PUA) que, neste ano, teve como desafio um hackaton de comunicação empresarial para a Bayer.

Nesta edição, cerca de 100 universitários em 40 equipes do Brasil  tiveram que pensar a comunicação para um agronegócio sustentável, que consistia na desmitificação do agronegócio e alimentos orgânicos e em como comunicar para os públicos e as comunidades de uma maneira geral sua importância para a manutenção da sociedade.

Em entrevista ao nosso blog, Clara Cadena esclareceu que o maior desafio da comunicação é a distância dos stakeholders, quer dizer do campo, processo de produção até o consumidor final, além do alto custo da produção e transporte de alimentos orgânicos. Por isso, a solução proposta foi a desmitificação do agronegócio de alimentos orgânicos por meio de uma campanha em duas fases, que englobasse publicidade e relacionamento com apelo emocional e informativo.

Campanha – Na primeira fase, emocional e informativa, uma peça para televisão, denominada “Time Agro”, com cinco personagens: um pesquisador, um fazendeiro, uma empresa de distribuição, empresas parceiras (indústria alimentícia, indústria têxtil, hotelaria, entre outras) e o consumidor final. Cada personagem conta a história do seu ambiente de trabalho, mostrando a cadeia de etapas, desde a fazenda até o produto final, comprado pelo consumidor no supermercado (afinal, o consumidor precisa se sentir incluído no processo).  Na segunda fase, aproximativa e com pegada descontraída, seria veiculada, em programas segmentados de entretenimento, culinária, esporte (…),  que parte da venda dos produtos seria revertida para instituições do terceiro setor, ligadas ao combate da fome no Brasil, mostrando que o consumidor final, ao realizar a compra, pode ajudar as pessoas que não tem poder aquisitivo. Como plano de comunicação interna e campanha de relacionamento, Clara, Gabrielle e Carolina planejaram lançar uma parceria com o RH da Bayer para pensar e indicar possíveis colaboradores que poderiam se interessar em aparecer na campanha veiculada em mídia nacional.

Com este projeto, Clara Cadena, Gabrielle Siqueira e Carolina Ernst conseguiram lugar de destaque no Prêmio Universitário Aberje! Parabéns, que venham os próximos desafios, meninas!

(Jordan Drumond)